Funções Executivas


   A função executiva é um conjunto de habilidades envolvidas no planejamento de atividades, criar coisas, inibir estímulos não importantes, abandonar uma tarefa em função de outra, resolver problemas, etc. É bastante utilizado em diversas situações no nosso dia-a-dia, por exemplo para cozinhar, conversar com alguém, escrever algo, cuidar das finanças, limpar a casa, tomar os remédio na hora certa, etc.


1. Quebra-cabeça: Esse é um jogo bastante conhecido popularmente e que envolve a resolução de um problema proposto: encaixar as peças de maneira que forme o desenho. Envolve planejamento, organização, flexibilidade mental, atenção, memória operacional, etc. Para que a motivação e o prazer nesse jogo aumentem, é importante que a figura do quebra-cabeça seja de interesse do idoso, de algo que goste (por exemplo, se o idoso gostar de flor o quebra-cabeça pode ter essa ilustração, ou se gostar de carros, etc). É possível, também, elaborar o próprio quebra-cabeça conforme as próprias preferências; esses vídeos ensinam como montar seu próprio quebra-cabeça com palitos de sorvete: 






(imagem retirada de: http://johannaterapeutaocupacional.blogspot.com.br/2010/01/quebra-cabeca-aprender-brincando.html) 


2. Sudoku: Esse é um passatempo que propõe o desafio de completar em colunas, linhas e em cada quadrado os números de 1 a 9, sem repetir. Não há nenhum tipo de matemática envolvida, mas depende da habilidade de planejamento, organização, flexibilidade metal, etc. O jogo pode durar em média de 10 a 40 minutos, dependendo da dificuldade do sudoku e da experiência do jogador. Abaixo mostramos um sudoku, retirado do site http://sudoku.net.br/. Você pode imprimir para resolver o sudoku, ou realizá-lo online em sites como: http://sudoku.net.br/jogar/ e http://passatempo.ig.com.br/jogos/sudoku/