Linguagem


   A linguagem é uma função muito importante para nos relacionarmos com as pessoas e com o mundo, envolvendo a fala, o conhecimento das palavras e da sintaxe, a compreensão, além de outras funções cognitivas, como a memória, a atenção, etc. A linguagem tende a permanecer estável com a velhice, no entanto algumas funções como a nomeação de palavras e a organização e precisão do discurso podem sofrer declínios, por isso a importância de estimular essa função.



1. Adedonha (ou jogo de Stop): Esse é um jogo bastante divertido que envolve, além da linguagem, a memória, raciocínio, processamento da informação, função executiva, etc. É preciso de no mínimo duas pessoas para jogar, além de canetas e folhas de papel. Nesse jogo os participantes escolhem categorias (como nome, animal, objeto, lugar, cor, fruta, etc) e escrevem numa folha de papel as categorias. Em seguida, estabelecem o número de rodadas (por volta de 10), sorteiam uma letra e cada um dos participantes tem de escrever, para cada categoria, uma palavra que comece com a letra sorteada. Aquele que terminar primeiro grita "adedonha" ou "stop" e os outros participantes são obrigados a parar. Começa, então, a correção coletiva das palavras de cada jogador, de categoria em categoria. Para as palavras corretas e que não foram escritas por nenhum outro jogador são atribuídos 10 pontos, já para as palavras corretas e que foram escritas também por um outro jogador são atribuídos 5 pontos. Para as palavras erradas (que não existem ou não pertencem àquela categoria) não é atribuído nenhum ponto. Vence o jogador que, ao final, obteve mais pontos. Para quem se interessar, existe uma versão do jogo online: http://www.stopots.com.br/

(exemplo de jogo)

2. Oficina de poesia e/ou música: podem ser realizadas com os idosos oficinas de poesia, música e ou criação de histórias para estimular, além da linguagem, a criatividade e a memória. Essa atividade é importante, pois trabalha a nomeação de palavras e organização e precisão do discurso, capacidades que podem sofrer declínios com o envelhecimento. Pode ser solicitado que o idoso crie uma poesia ou uma música sobre determinado assunto de seu interesse, sobre sua vida, etc e, em seguida, que cante ou declame.