Memórias


Memória operacional


  A memória operacional é bastante importante em nosso dia a dia para que realizemos tarefas que envolvam a memorização temporária de informações, por exemplo dar um recado para alguém, calcular o troco em compras, etc. Por isso, estimular e treinar esse sistema de memória pode trazer inúmeras vantagens para o idoso, principalmente quando sabemos que essa memória pode sofrer declínio com o envelhecimento. Abaixo sugerimos algumas atividades que podem ser realizadas como treino.

1. Memorização de palavras

    Para realizar essa atividade, é necessário que o idoso saiba ler e escrever. O idoso solicita que uma pessoa elabore uma lista com 30 palavras simples (podem ser feitas, por exemplo, listas de supermercado); é importante que o idoso conheça todas as palavras. Depois de ter a lista elaborada, a pessoa a entrega ao idoso e este tem 3 minutos para memorizar o máximo de palavras possível dentro desse tempo. Após esse tempo, o idoso tem mais 3 minutos para escrever ou falar as palavras que recordar. Abaixo temos o exemplo de uma lista, mas lembramos que é importante que o idoso conheça todas as palavras.

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    Uma outra forma de realizar essa atividade pode ser feita com o Jogo do Kim. Nesse jogo, uma pessoa coloca dentro de uma caixa, mesa ou chão por volta de vinte a trinta objetos comuns (por exemplo, lápis, relógio, garfo ,flor, etc) e em seguida cobre a caixa ou os objetos com um pano. Chama então o idoso, retira o pano e ele tem 2 minutos para memorizar o maior número de objetos. Quando o tempo acabar, cobre-se com o pano os objetos e o idoso tem mais 2 minutos para escrever os objetos que recordou. Em seguida o pano é retirado e os participantes veem quantos acertos foram feitos.



2. Simulação de compra


    São necessárias, no mínimo, duas pessoas para realizar essa atividade. Caso prefiram, podem ser feitas notas de dinheiro fictícias, recortando retângulos em uma folha de papel e escrevendo os valores das notas (R$2,00, R$5,00, R$50,00, etc). Os participantes pegam alguns objetos e determinam preços para eles (por exemplo, o relógio custa R$40,00, o copo custa R$5,00, etc). Caso prefiram podem etiquetar os objetos com os preços. Em seguida, distribuem o dinheiro entre si. Um dos participantes (de preferência o idoso) faz o papel do comerciante, enquanto o outro de cliente. O cliente escolhe os produtos que deseja e o comerciante calcula de cabeça o valor total da compra. Em seguida o cliente lhe entrega o dinheiro e o comerciante calcula, novamente de cabeça, o troco e o entrega ao cliente. O importante nessa atividade é que o idoso realize os cálculos de cabeça.


(imagem retirada de: http://www.mundoaroundus.com/noticia.php?id=119&O-que-significa-afinal-a-palavra-divida)


Memória episódica

   A memória episódica é importante para recordar informações ou eventos com contextos de lugar e tempo específicos, por exemplo a lembrança dos eventos ocorridos durante um aniversário na infância ou de uma conversa com a primeira namorada. No processo de envelhecimento é esperado um declínio na memória episódica para eventos recentes, por isso a importância da sua estimulação e/ou treino. 

1. Escrever uma história: para estimular memória episódica, além da linguagem e criatividade, solicita-se ao idoso que escreva uma história de uma travessura que realizou em sua infância, ou sobre qualquer outro tema ou evento importantes em sua vida. Pede-se ao idoso que escreva a história com a maior riqueza de detalhes que recordar (por exemplo, onde estava, porque estava, com quem estava, o que foi feito, de que maneira, etc). Em seguida, solicita-se que ele leia sua história e, caso a atividade esteja sendo realizada em grupo, que todos compartilhem suas histórias.



Para saber mais: